O Plano Mestre Regional de Integração e Desenvolvimento do Corredor Bioceânico de Capricórnio (PM-CBC) é uma iniciativa que busca melhorar a infraestrutura, a logística e facilitar o comércio transfronteiriço entre Chile, Argentina, Paraguai e Brasil.
O objetivo principal é fortalecer a capacidade de planejamento, gestão e coordenação regional dos governos nacionais e dos estados subnacionais que fazem parte do CBC. O Plano é gerido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do seu instrumento financeiro que é o Bem Público Regional (BPR).
A iniciativa BPR busca financiar produtos concretos de coordenação regional, concedendo recursos não reembolsáveis (doações) para projetos que tenham sido selecionados como resultado de uma convocatória pública de propostas.
Plano de obras e ações para construir e otimizar infraestrutura física e digital sustentável e com desempenho logístico eficiente para dar suporte às cadeias de valor do corredor.
Plano de ações e soluções para desafios regulatórios, normativos, de processos e de infraestrutura para facilitar o trânsito fronteiriço e o comércio regional e internacional.
Plano de ações para fomentar o desenvolvimento produtivo local com foco na inserção de pequenas empresas e comunidades locais.
O BPR, a pedido do Fórum, tem ainda outros dois mandatos destinados a sustentar o Plano:
Solicitante do BPR
Fórum dos Territórios Subnacionais do CBC (março de 2023).
Doador
Banco Interamericano de Desenvolvimento (aprovado em novembro de 2023)
Objetivo
Fortalecer as capacidades de planejamento, gestão e coordenação regional dos governos nacionais e subnacionais que fazem parte do território do CBC.
Montante Aprovado
USD 600.000 (não reembolsáveis)
Prazo de Execução
36 meses (a partir da aprovação da CT)
Página oficial Plano Mestre Regional de Integração e Desenvolvimento do Corredor Bioceânico de Capricórnio (PM-CBC)
Página oficial Bens Públicos Regionais