Laguna Miñiques, Chile

Na mídia

Antofagasta e Jujuy avançam na aprofundamento da integração

19 de dezembro de 2025

No âmbito de uma viagem de familiarização com a imprensa de Jujuy na cidade chilena de Antofagasta, o governador regional Ricardo Díaz Cortés destacou os avanços concretos na integração entre ambos os territórios em torno do fortalecimento do Corredor Bioceânico. Ele falou de uma agenda comum sobre turismo, produção, comércio, mineração, educação e outros.
“Com o governador Carlos Sadir, fizemos uma aliança para alcançar uma verdadeira integração entre nossos territórios”, afirmou Díaz Cortés, destacando que o processo não visa apenas o intercâmbio econômico, mas também uma irmandade cultural e social entre os dois povos.

Ele valorizou os atrativos diferenciados de cada região e ponderou que essa integração busca gerar um intercâmbio cultural, artístico, educacional e produtivo sustentável no tempo, consolidando uma relação estratégica entre o norte argentino e o chileno. “Os habitantes de Antofagasta têm muito a desfrutar na região das Yungas, em Jujuy, sua produção e sua gastronomia. E os habitantes de Jujuy podem vir a Antofagasta para desfrutar das maravilhas do nosso mar, do comércio e da astronomia, que é um dos nossos grandes tesouros”.

Como presidente pro tempore dos estados subnacionais ligados ao Corredor Bioceânico, Díaz Cortés detalhou que um dos principais objetivos é acelerar a transferência de cargas e fomentar novas indústrias. Por isso, ele disse que estão sendo promovidas alianças entre empreendedores de Antofagasta e produtores de outras regiões para abastecer as prateleiras locais com produtos de melhor qualidade e menor custo.

Além disso, ele confirmou que foi solicitada a colaboração do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para implementar experiências-piloto de integração produtiva, o que marca um primeiro avanço concreto em termos de financiamento e cooperação internacional. “Vamos realizar reuniões prévias para trabalhar esses temas e conseguir um corredor cada vez mais seguro, que dê maior certeza à cidadania e também integre nossos povos originários”, disse ele.

O governador deu especial ênfase ao potencial turístico dessa integração, com a qual se está avançando para ligar os dois lados da cordilheira. “Temos que acelerar a possibilidade de que as pessoas de Antofagasta conheçam os ecossistemas de Jujuy e que vocês venham desfrutar das maravilhas deste deserto costeiro, com paisagens completamente diferentes e muito atraentes”, afirmou.

A complementaridade entre selva, montanha, deserto, mar e céu noturno é considerada um dos maiores potenciais para o desenvolvimento turístico conjunto, com impacto direto nas economias regionais.

Questionado sobre o âmbito produtivo, Díaz Cortés confirmou que a mineração de Jujuy já pode começar a exportar através dos portos de Antofagasta, aproveitando a infraestrutura e a experiência de uma região com mais de um século de trajetória mineradora. “Isso permitiria aumentar a produção e a riqueza de Jujuy”, disse.
Ele lembrou que também houve avanços no fortalecimento do vínculo acadêmico. “Temos universidades de alto prestígio em ambos os lados da cordilheira. Já foi formado um fórum de universidades do corredor bioceânico que está trabalhando em estudos conjuntos e intercâmbios de estudantes, para ajudar na tomada de melhores decisões”.

“Estamos muito bem coordenados com o governador Sadir. Temos uma grande amizade e espero que, por meio dessa integração, possamos continuar construindo um futuro comum”, concluiu.

Fuente: https://eltribunodejujuy.com/informacion-general/2025-12-6-0-0-0-antofagasta-y-jujuy-avanzan-profundizando-integracion

Compartir: