V Foro Boqueron, Paraguai

Atividades

I Fórum de Campo Grande – 2022

Evento: I Fórum de Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico de Capricórnio

Local: Campo Grande, Brasil

Data: 26 e 27 de maio

Objetivo da Atividade

O Fórum teve como objetivo principal promover a integração entre os municípios e gerar acordos diplomáticos que facilitem o desenvolvimento econômico e turístico das cidades e territórios subnacionais atravessados pelo Corredor Bioceânico de Capricórnio.

Descrição da Atividade

Foi presidido pelo Sr. Reinaldo Azambuja, Governador de Mato Grosso do Sul. Foi organizado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, junto com o Governo do Estado, a Frente Parlamentar Internacional do Corredor Bioceânico e a Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), o fórum reuniu importantes figuras políticas, empresários e representantes de organismos internacionais.

Convênios Firmados: Durante a inauguração foram assinados acordos de “Cooperação Comercial, Econômica e Produtiva” e “Cooperação Institucional para a Constituição de um Comitê de Promoção Turística” entre municípios do Norte do Chile, Norte da Argentina, Chaco Paraguaio e Mato Grosso do Sul, Brasil. Acordos Diplomáticos: Os convênios estabelecidos incluem a troca de informações sobre produção, estudos técnicos, reuniões permanentes entre autoridades, cooperação em projetos e planos de execução e acompanhamento. Também foi destacado o interesse em estudos para o aproveitamento do turismo ferroviário e a criação de contatos comerciais e financiamento multilateral.

Presidência e Participantes

Presidido pelo Governador Reinaldo Azambuja de Mato Grosso do Sul, o evento contou com a participação de autoridades dos países sul-americanos envolvidos no Corredor. Os participantes reafirmaram que o fórum se projeta como um marco na integração concreta, com a convergência de interesses de Brasil, Argentina, Chile e Paraguai.

Impacto do Corredor Bioceânico

A construção do Corredor Bioceânico implicará a abertura de novos postos fronteiriços no Brasil e Paraguai, conectando Mato Grosso do Sul com o Chaco Paraguaio e facilitando o acesso por estrada ao norte da Argentina e Chile. Isso fomentará o turismo regional, promovendo um maior intercâmbio cultural e universitário.

Mesas de Trabalho

Durante os dois dias foram realizadas as seguintes Mesas:

Mesa 1: Experiências Exportadoras e Potencial de Comércio (Sala Plenária) Mesa 2: Corredor Bioceânico, Oportunidades de Comércio e Investimento (Sala Plenária) Mesa 3: Portos do Chile, Argentina e Brasil (Sala Plenária) Mesa 4: Inovação e Apoio Institucional (Sala 1) Mesa 5: Mineração (Sala Plenária) Mesa 6: Energia e Combustível (Sala 2) Mesa 7: Turismo, Conectividade e Cultura (Sala 3)

Conclusão e Próximos Passos

Foi acordado que o Segundo Fórum de Integração será realizado em Antofagasta, Chile, no segundo semestre do ano. Essa continuidade permitirá seguir avançando nos objetivos propostos e fortalecer a cooperação entre os municípios do Corredor Bioceânico de Capricórnio.

Comunicados de Prensa Asociados

comunicados

Primeiro Fórum de Integração do Corredor Bioceânico de Capricórnio em Campo Grande

27 de maio de 2022

CAMPO GRANDE (BRASIL) – Organizado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e realizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, juntamente com o Governo do Estado, a Frente Parlamentar Internacional do Corredor Bioceânico e a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), realizou-se nos dias 26 e 27 de maio o […]


En los Medios

forum1

Rota rodoviária bioceânica deve estar em operação em três anos, projeta chanceler brasileiro

26 de maio de 2022

Ele participou nesta quinta-feira (26) da abertura do 1º Fórum “A Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico”, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.


Compartir: