12 de janeiro de 2026
Um total de 67 mil milhões de pesos foi aprovado numa sessão do Conselho Regional (CORE) para a execução de dois projetos que compõem os primeiros 33 quilómetros da Rota 23 CH, que liga Calama e San Pedro de Atacama.
O secretário regional de Obras Públicas, Pedro Barrios, classificou como uma excelente notícia a aprovação dos recursos pelo Governo Regional, através do Conselho Regional de Antofagasta (CORE), para dois projetos de melhoria da Rota 23 Ch, no setor Calama – San Pedro de Atacama.
Os recursos aprovados ultrapassam os 67 mil milhões de pesos, o que permitirá iniciar o processo de licitação de ambos os contratos para repavimentar dois trechos consecutivos (km 0 ao km 15 e km 15 ao km 33,171).
O secretário regional de Obras Públicas, Pedro Barrios, destacou que: «Hoje foram dadas as primeiras duas obras relacionadas com o financiamento direto do F.N.D.R., que acaba de ser aprovado pelo plenário do Conselho Regional. Estas obras irão alterar radicalmente o padrão da estrada, onde os cruzamentos são atualmente bastante irregulares e passarão a ser totalmente regulares. Vamos alterar a iluminação do cruzamento em desnível que existe em Calama, com o que a capital loina ficará com acessos por todos esses setores no melhor nível que hoje se pode considerar para este tipo de via”.
Da mesma forma, a autoridade do MOP agradeceu a boa recepção da iniciativa por parte do Governo Regional e do Conselho Regional, que faz parte do Acordo de Programação para obras do Corredor Bioceânico de Capricórnio, assinado no final de 2025 pela Ministra Jéssica López e pelo Governador Ricardo Díaz.
«Em conjunto com o Governo Regional, continuamos avançando neste Acordo de Programação de obras para potenciar o Corredor Bioceânico Capricórnio e, dessa forma, melhorar a conectividade territorial, logística e produtiva da Região de Antofagasta», enfatizou Barrios.
O referido projeto irá juntar-se ao contrato recentemente adjudicado para a melhoria da Rota 23-Ch, setor: Calama – San Pedro de Atacama, Km 86,2 ao Km 93,4, para o qual será desenvolvida por trechos a rota completa, o que permitirá fortalecer o turismo e reforçar o comércio internacional.
«Esta é uma iniciativa milionária que faz parte do acordo que temos com o Ministério das Obras Públicas para obras do Corredor Bioceânico e que, para este ano de 2026, significa um investimento de 25 mil milhões de pesos que devem ser executados e rendidos este ano, por isso é uma notícia muito boa, porque vamos melhorar o padrão e a comunicação entre San Pedro de Atacama e Calama”, comentou o governador regional, Ricardo Díaz.
PROJETO
Este projeto considera a melhoria geométrica em setores específicos de curvas restritivas e fora da normativa, obras de alargamento de bermas, movimentos de terra, melhoria da estabilidade de taludes de corte e aterro, sistema de drenagem, possíveis reparações e/ou substituições de obras de arte, segurança rodoviária e, em geral, todas as obras destinadas a uniformizar os padrões técnicos e otimizar a faixa de terreno onde a estrada está localizada.
As autoridades salientaram que, tal como este projeto, a Vialidad programou uma série de investimentos significativos em melhorias, reposição e conservação para avançar na conectividade rodoviária das redes de estradas que fazem parte do eixo logístico do transporte terrestre multilateral.
Videos:
Compartir: