Facilitação do Comércio e Processos Transfronteiriços
O que estamos fazendo?
Para desenvolver a dimensão sobre Facilitação do Comércio e Processos Transfronteiriços, foi encomendada a realização de um estudo que inclui um diagnóstico regional e um plano de ação.
Seu objetivo foi identificar os principais desafios para a circulação de mercadorias, pessoas e veículos através das passagens de fronteira do corredor e propor soluções concretas que melhorem a eficiência logística, reduzam os custos de transporte e fortaleçam a integração regional.
O estudo foi executado pela Aliança Procomex, sob a liderança da Comissão Executiva do Fórum dos Territórios Subnacionais. A coordenação técnica e o financiamento foram realizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Como o estudo foi realizado?
O estudo foi realizado em duas fases:
- Diagnóstico. Para identificar oportunidades de melhoria com participação exclusiva do setor privado dos quatro países em reuniões virtuais.
- Plano de Ação. Para consensuar soluções e ações entre funcionários públicos vinculados aos processos transfronteiriços e o setor privado em reuniões presenciais.
- Ao todo, foram realizadas 19 reuniões virtuais e 10 reuniões presenciais, com a participação de 469 representantes do setor privado (incluindo 282 empresas e 43 associações empresariais), e 161 representantes de 65 organismos públicos e instituições de ensino dos 4 países do CBC.
Quais resultados foram obtidos?
- 231 oportunidades de melhoria organizadas por causa raiz: sistemas, infraestrutura, normativas, procedimentos, recursos humanos.
- 264 ações consensuadas classificadas em três níveis: multilateral, binacional e nacional.
Quais são as conclusões-chave?
A análise confirma que a competitividade do CBC não depende apenas de novas obras, mas também da aplicação de um modelo de Gestão Coordenada de Fronteiras. Melhorar processos, digitalizar trâmites e profissionalizar equipes permitirá reduzir tempos, custos e aumentar a previsibilidade para operadores de comércio exterior e transportadoras.
O estudo recomenda priorizar medidas de curto prazo que gerem impactos rápidos, enquanto se avança em mudanças estruturais de maior alcance.
Como o estudo pode ser lido?
- O relatório apresenta uma descrição detalhada de cada oportunidade de melhoria e as respectivas propostas de solução.
- As oportunidades de melhoria e as soluções estão organizadas por nível de atuação (multilateral, binacional, nacional).
- Além disso, inclui-se um painel interativo em Power BI, onde é possível filtrar as informações por diferentes critérios para facilitar a leitura.
Acessos
📄 [Baixar relatório em PDF (Somente em espanhol)]
📊 [Acessar o painel interativo no Power BI]