27 de maio de 2022
CAMPO GRANDE (BRASIL) – Organizado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e realizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, juntamente com o Governo do Estado, a Frente Parlamentar Internacional do Corredor Bioceânico e a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), realizou-se nos dias 26 e 27 de maio o I Fórum de Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico de Capricórnio.
Graças aos acordos firmados durante a inauguração do I Fórum, a integração entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile irá além das obras físicas para a conexão rodoviária, também gerando acordos diplomáticos que facilitarão o desenvolvimento da economia e do turismo em todas as cidades atravessadas pelo Corredor.
Os acordos estabelecem, por exemplo, a troca de informações sobre produção, resultados de estudos técnicos, uma reunião permanente entre autoridades dos países, cooperação em projetos, planos de execução e acompanhamento, manifestam interesse em estudos para o aproveitamento do turismo ferroviário, e têm como objetivo estabelecer contatos comerciais e financiamento multilateral, entre outros.
Presidido pelo governador Reinaldo Azambuja, Governador de Mato Grosso do Sul, o evento contou com a participação de autoridades dos países sul-americanos envolvidos no Corredor, que reafirmaram que o Fórum se projeta como um marco na integração concreta, com a convergência de interesses legítimos de Brasil, Argentina, Chile e Paraguai.
Acordos firmados:
Na inauguração do Primeiro Fórum, um dos pontos destacados foi a assinatura dos acordos de “Cooperação Comercial, Econômica e Produtiva entre Municípios do Norte do Chile, Norte da Argentina, Chaco Paraguaio e Mato Grosso do Sul, Brasil”, e de “Cooperação Institucional para a Constituição de um Comitê de Promoção Turística entre Municípios do Norte do Chile, Norte da Argentina, Chaco Paraguaio e Mato Grosso do Sul, Brasil”.
Por fim, também ficou exposto que a construção do Corredor Bioceânico obrigará à abertura de novos postos fronteiriços no Brasil e Paraguai, conectará o Estado de Mato Grosso do Sul com o Chaco Paraguaio e facilitará o acesso rodoviário ao norte da Argentina e Chile, fomentando o turismo regional e promovendo um maior intercâmbio cultural e universitário.
Como continuidade, acordou-se que o Segundo Fórum de Integração será realizado em Antofagasta, Chile, no segundo semestre deste ano.
26 de maio de 2022
Evento: I Fórum de Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico de Capricórnio Local: Campo Grande, Brasil Data: 26 e 27 de maio Objetivo da Atividade O Fórum teve como objetivo principal promover a integração entre os municípios e gerar acordos diplomáticos que facilitem o desenvolvimento econômico e turístico das cidades e territórios subnacionais atravessados pelo […]
Compartir: