(ES) Puerto de Iquique, Tarapacá, Chile

O que é o Corredor

O Corredor Bioceânico de Capricórnio (CBC) é uma iniciativa multilateral para a integração e desenvolvimento de alcance regional. Baseia-se em seu potencial para transformar significativamente a logística e o comércio na região, e para contribuir para o desenvolvimento dos países e territórios subnacionais envolvidos. O Corredor une as zonas mediterrâneas do centro-oeste brasileiro, norte do Paraguai, Argentina e Chile com acesso estratégico aos oceanos Atlântico e Pacífico, criando um elo entre o porto de Santos (Brasil) e os portos do norte do Chile.

Fundamentado em antecedentes que remontam à década de 1960, o impulso atual do CBC é promovido pelos quatro países que o integram e pelos oito estados subnacionais cujos territórios são atravessados pelo traçado do Corredor: Tarapacá, Antofagasta, Jujuy, Salta, Presidente Hayes, Boquerón, Alto Paraguai e Mato Grosso do Sul.

A pedra fundamental desta iniciativa foi erguida em 2015, com a assinatura da “Declaração de Assunção sobre Corredores Bioceânicos”, assinada pelos presidentes da Argentina, Brasil, Chile e Paraguai. Como consequência dessa declaração, foi formado o Grupo de Trabalho Quadripartite, integrado pelos Ministérios das Relações Exteriores dos quatro países, que conduziu várias instâncias de trabalho durante o lustro seguinte.

Após a paralisia global causada pela pandemia, os oito territórios subnacionais (departamentos, regiões, províncias ou estados, conforme o país) formalizaram sua intenção de trabalhar em conjunto sob o Fórum de Integração do Corredor Bioceânico de Capricórnio, assinada pelos estados subnacionais na Declaração de Campo Grande (Brasil), em maio de 2022.

Um ano depois, como resultado do III Fórum de Integração realizado em Salta, solicitou-se ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) apoio estratégico e financeiro para constituir um Bem Público Regional (BPR), cuja meta principal seria a elaboração de um Plano Diretor Regional de Integração e Desenvolvimento do Corredor Bioceânico de Capricórnio (PM-CBC).