Nos dias 13 e 14 de novembro foi realizada, no Hotel Antofagasta da cidade homônima, uma Oficina de Equipes Técnicas Subnacionais, que teve como propósito dar seguimento ao plano de trabalho do Plano Mestre de Integração e Desenvolvimento do Corredor Bioceânico de Capricórnio (PM-CBC).
Para validar e orientar os avanços e próximos passos das ações e estudos em andamento, a jornada de abertura foi reservada, em sua primeira instância, a uma sessão informativa público-privada, incluindo um espaço para a apresentação de benefícios e oportunidades do CBC visualizados pelos territórios subnacionais e pelo setor privado de Antofagasta.
Os participantes foram, por um lado, as equipes técnicas dos oito territórios subnacionais: Salta e Jujuy da Argentina; Mato Grosso do Sul do Brasil; Antofagasta e Tarapacá do Chile; e Boquerón, Alto Paraguai e Presidente Hayes do Paraguai. Por outro lado, houve representantes do setor público do Governo Nacional do Chile e dos Governos Regionais de Antofagasta e Tarapacá. Também estiveram presentes atores do setor privado e da academia de Antofagasta, além da equipe técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Quanto à reunião das equipes técnicas subnacionais, os temas abordados nas diversas mesas estiveram alinhados com as três dimensões de estudo do PM-CBC:
Bloco 1: Facilitação do Comércio e Processos Transfronteiriços Bloco 2: Infraestrutura Física e Digital Bloco 3: Dimensão sobre Desenvolvimento Produtivo
A última parte da Oficina foi reservada à Comissão Executiva do Fórum, e foi destinada a debater sobre o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação e a conformação de mecanismos de coordenação e acompanhamento do PM-CBC.
15 de novembro de 2024
ANTOFAGASTA (CHILE) – Nos dias 13 e 14 de novembro, foi realizado no Hotel Antofagasta desta cidade um Workshop de Equipas Técnicas Subnacionais, com o objetivo de acompanhar o plano de trabalho do Plano Mestre Regional de Integração e Desenvolvimento do Corredor Bioceânico de Capricórnio (PM-CBC). Para validar e orientar os avanços e próximos passos […]
16 de novembro de 2024
Desculpe-nos, mas este texto está apenas disponível em ES.
Compartir: